"A tese central situacionista (que começou a se moldar nos anos 50) era a de que, por meio da construção de situações se chegaria à transformação revolucionária da vida cotidiana. [Isso se daria] quando os habitantes passassem de simples espectadores a construtores, transformadores e 'vivenciadores' de seus próprios espaços. Para tentar chegar a essa construção total de um ambiente, os situacionistas criaram um procedimento ou método, a psicogeografia, e uma prática ou técnica, a deriva, que estavam diretamente relacionados."
Fonte: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp176.asp
Parkour
"A atividade surgiu em meados dos anos 80 na França, encabeçada por David Belle, e atualmente possui praticantes em vários países do mundo.
É basicamente um método de treinar o corpo e torná-lo capaz de mover sempre adiante com agilidade, eficiência e controle, transpondo obstáculos naturais ou urbanos.
A atividade combina capacidades naturais do corpo humano, como saltar, correr e escalar, permitindo explorar todo o potencial físico/mental do praticante. O corpo do adepto é a sua única ferramenta, por isso o parkour é acessível a qualquer um, bastando uma roupa confortável, um par de tênis e uma mente aberta."
Fonte: http://www.pkmaxparkour.com/
Flâneur
"Flanar, do francês "flâneur", ato de andar desinteressadamente olhando vitrines, ou não, com cerca de dez mil coisas desnecessárias e imprescíndíveis que podem ficar eternamente adiadas, perambular com inteligência."
O conceito de flâneur se tornou significativo na arquitetura e no planejado urbano, descrevendo aqueles que são afetados indiretamente e não intencionalmente por um plano particular que eles experienciam durante seu trajeto pela cidade.
Fontes: http://leflaneurs.blogspot.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Fl%C3%A2neur
Nenhum comentário:
Postar um comentário