terça-feira, 25 de agosto de 2009

Performance Art - na teoria

Como primeiro trabalho para a Oficina de Fundamentação e Instrumentação I (disciplica para a qual esse blog foi criado), tivemos a terefa de fazer uma performance. Aproveito, então, para inaugurar esse espaço com o resultado da pequena pesquisa que fiz sobre essa modalidade artística.


A performance é uma manifestação que pode combinar diferentes formas artísticas, como teatro, poesia, vídeo, pintura, música, entre outros. Ela nasceu na segunda metade do século XX, mais especificamente na década de 60, e possui bases nos movimentos vanguardistas - Bauhaus, Dadaísmo, Futurismo, etc. Tendo como fio condutor a ação do artista num tempo presente e diante de um público que completa a sua “obra de arte”, atravessou as décadas e hoje torna-se um dos meios artísticos de maior ascensão, no mundo e também no Brasil.
Em praticamente quatro décadas, a performance mostrou-se um meio de extrema abertura à experimentação, podendo-se considerar que cada trabalho, e cada artista a desenvolvê-lo, propõe sua própria estrutura, dita seus próprios limites, torna-o único dentro do seu sentido próprio.

Fontes:
http://www.ceia.art.br/performance-art-e-filosofia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Performance

Nenhum comentário: